A partir desta quinta-feira (21), o Brasil deve enfrentar um aumento significativo das chuvas em diversas regiões, segundo previsões meteorológicas. Áreas que vão de Rio Branco, no Acre, até Vitória, no Espírito Santo, podem registrar precipitações intensas, acompanhadas de raios e volumes superiores a 50 milímetros em algumas localidades.

Este cenário reflete o avanço de sistemas climáticos que prometem trazer instabilidade ao país nos próximos dias. O alerta de chuvas abrange o sul do Amazonas, grande parte do Centro-Oeste, Minas Gerais, interior de São Paulo, Paraná e oeste de Santa Catarina.

Além disso, no litoral do Sudeste, uma frente fria em formação, associada a um cavado, um sistema que intensifica os ventos em níveis elevados da atmosfera, deve provocar instabilidade climática no Rio de Janeiro e Espírito Santo, conforme o alerta da Climatempo.

No Nordeste, embora a chuva não seja tão generalizada, há tendência de aumento na nebulosidade e pancadas de chuva, especialmente no centro-sul da Bahia, a partir do dia 24.

Já na faixa central do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas mais volumosas estão previstas para os próximos dias, podendo acumular de 150 a mais de 220 milímetros até a próxima terça-feira (26).

Este cenário reforça a necessidade de atenção redobrada em áreas vulneráveis, como regiões propensas a alagamentos e deslizamentos de terra. Além disso, a população deve seguir os alertas e orientações das autoridades meteorológicas e de defesa civil para minimizar riscos e danos causados por esse período de chuvas intensas.